Direito de Família na Mídia
Lei de Alienação Parental completa quatro anos em defesa das crianças
29/08/2014 Fonte: TJBAQuatro anos após a Lei 12.318/2010 entrar em vigor, hoje (26), o combate à síndrome da alienação parental tem na Bahia uma de suas referências na Justiça brasileira. O problema ocorre quando um dos pais desqualifica o outro e prejudica a criança.
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia desenvolve um trabalho de entendimento entre pais, como forma de reduzir danos para os filhos vítimas da síndrome, considerada como uma das causas de envolvimento de adolescentes em crimes.
O juiz da 6ª Vara Cível, Alberto Raimundo dos Santos, presidente do Instituto Brasileiro de Direitos de Família, seção Bahia, destacou a importância de conscientizar os pais em situação de conflito como forma de evitar problemas futuros entre os jovens.
O magistrado defende que é direito dos filhos conhecer seus pais biológicos ou socioafetivos e desenvolver com eles um relacionamento de confiança: “Não se pode transferir para as crianças problemas que vêm dos desentendimentos entre os genitores”. Leia mais.